Reprodução / Internet
Jiraya. Nome que faz aparecer na cabeça a imagem do cara mascarado de espada aí de cima. Ao menos se você viveu nos anos 80/90 e assistiu à Rede Manchete. Quer saber a primeira vez que o ninja apareceu nas câmeras, e como ele era na época?
Realmente não é de hoje que a palavra “ninja” remete a uma coisa incrível e sobre humana. Quem via manchete na infância se lembra dos superpoderes do herói Jiraya, que dava nome a um dos Tokusatsu mais famosos aqui no Brasil. Uma outra geração cresceu com o animeNaruto, e também associa “Jiraya” com alguém cheio de habilidades especiais. A figura enigmática do ninja, no entanto, há séculos é cercada por folclore e superstições que contam de homens capazes de se mesclar com as sombras e lutar com habilidades ocultas que se confundem com magia.
Então, não é de se espantar que os personagens novos que levam o nome de “Jiraya” façam referência a uma fábula japonesa, muito mais velha do que programas para a televisão. A história original fala sobre um ninja – seu nome significa Jovem Trovão – que podia transformar-se em um enorme sapo e que lutava contra seu inimigo Orochimaru, que por sua vez se metamorfoseava em uma serpente gigante.
A primeira vez que isso foi filmado foi em 1921, sob o título traduzido livremente para o português “Jiraya, o valente”. Vale a pena assistir a essa raridade em preto e branco, de cinema mudo, que surpreendentemente sobreviveu a um século com muitas dificuldades no Japão e preservou uma produção com efeitos especiais e atuações delicadamente trabalhados.
Fonte: Herói